O confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu . Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses com "ensinamentos dos sábios". Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única. Além de tradição religiosa, o confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida.
O símbolo do Confucionismo é o símbolo da Água.
O símbolo da água representa a fonte da vida.
O Confucionismo foi fundado em 500 a.C. na China, por Confúcio que formulou ideias sobre como se deveriam comportar as pessoas para que houvesse harmonia na vida tanto pessoal como social, num período onde a China estava dividida e havia constantes guerras. Confúcio reuniu cinco livros clássicos do pensamento chinês e oficializou-os como material de estudo dos seus discípulos. Esses discípulos continuaram a difundir as ideias de Confúcio após a sua morte em 479 a.C.
Após a morte do seu mestre os discípulos reuniram os pensamentos de Confúcio em "Analectos". No séc. II a.C., com a dinastia Han, o Confucionismo tornou-se a religião oficial do governo. Através da influência da cultura chinesa na Ásia Oriental, a ideologia confucionista espalhou-se pelos países da região.
Em 1912, com a proclamação da República da China, o país abandonou a doutrina cofucionista como religião oficial do estado chinês. Com a implantação da República Popular da China, o Confucionismo foi atacado pelo governo comunista chinês como um elemento cultural ultrapassado e contrário à ideologia comunista. Após a morte de Mao-Tsé-Tung, em 1976, o Confucionismo começou a ser um importante património cultural e deixou de ser prosseguido.
Os ensinamentos do Confucionismo estão reunidos em cinco livros, chamados "Wu Ching" ou "Os Cinco Clássicos", que incluem textos atribuídos a Confúcio e a outros autores de períodos anteriores. As obras são o "Shu Ching" (clássico da política), "Shih Ching" (clássico da poesia), "Li Ching" (Livro dos Rituais), "Chun-Chiu" (Anais da Primavera e Outono) e "I Ching" (livro das mutações, que aborda os aspetos metafísicos da vida).
A doutrina ensinada por Confúcio estava resumida em seis palavras chave, cada uma delas com uma lição para a vida e para a paz.
1 - Jen - É a norma da reciprocidade , ou seja, "não faça aos outros o que não quer que os outros lhe façam a si". Esta é a virtude mais elevada do Confucionismo.
2 - Chun-Tzu - Segundo Confúcio, o homem para ser perfeito deve ter humildade, magnanimidade, sinceridade, dligência e amabilidade. Somente assim poderá a sociedade ser um estado de paz.
3 - Cheng-Ming - Este conceito ensina que para uma sociedade estar em ordem, cada cidadão deve ter um papel e afirmar-se neste papel no esquema da vida. "O rei, atuando como rei, o pai como pai, o filho como filho, o servo como servo".
4 - Te - Confúcio ensinava que a virtude do poder, e não a força física, era necessária para dirigir qualquer sociedade. Todo o governante deveria ter a autoridade para inspirar os súbditos à obediência.
5 - Li - Segundo Confúcio, cada governante deveria ser benevolente, proporcionar um bom padrão de vida para o povo e promover a educação moral e os ritos. Sem esta conduta, o homem não saberia oferecer a adoração correta aos espíritos do universo, não saberia estabelecer a diferença entre o rei e o súbdito, não saberia a relação moral entre os sexos e não saberia distinguir os diferentes graus de relacionamento na família.
6 - Wen - Confúcio tinha uma grande estima pela arte vinda do período da dinastia Chou e considerava a música como a chave da harmonia universal. Ele acreditava que toda a expressão artistica era símbolo de virtude e que deveria ser manifestada na sociedade.
No Confucionismo os atos da vida quotidiana são considerados rituais. Um dos aspetos do Confucionismo é o Feng Shui, que é um conjunto de definições sobre como construir e ocupar casas ou edificios, da esolha do terreno à disposição dos móveis, de forma a garantir que a energia Vital da Terra - Chi - possa fluir e garantir saúde, harmonia, paz, prosperidade e felicidade aos seus ocupantes.
Os confucionistas prestam culto aos seus antepassados pela veneração e oferendas que podem ser feitas em altares domésticos ou nos templos Kong Miao, ou seja, lugares sagrados, templos de Confúcio. Os templos de Confúcio mais conhecidos são: Qufu (1) (China, maior templo confucionista do mundo), Pequim (China), Xangai (China), Hanoi (Vietname), Hung Yen (Vietname), Seul (Coreia do Sul), Tóquio (Japão), Taku Saga (Japão, Nagasaki (Japão, Tainan (Taiwan) e Surabaya (Indonésia).
O grande fundador do Confucionismo foi Confúcio, daí também o seu nome.
O Confucionismo é praticado essencialmente na Ásia Oriental.
que foda *0*
ResponderEliminarLegal (:
ResponderEliminar