sábado, 22 de março de 2014

Hinduísmo

        Hinduísmo é uma religião que teve origem no subcontinente indiano. 
      De acordo com o livro História das Grandes religiões o Hinduísmo é um estado de espírito, uma atitude mental dentro de seu quadro peculiar, socialmente dividido, teologicamente sem crença, desprovido de veneração em conjunto e de formalidades eclesiásticas ou de congregação.

        O símbolo do Hinduísmo é o OM.



     É o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto É a forma escrita, em sânscrito, do principal mantra hindu. Os mantras são palavras, poemas ou textos entoados durante a meditação para auxiliar na concentração e invocar divindades. Vários textos dos Vedas - as escrituras sagradas hinduístas - começam com Om - pronuncia-se Aum - e significa "aquilo que protege" e o espírito cósmico e representa os três deuses Brama, Vixnu e Xiva.


Pouco é conhecido sobre a origem do hinduísmo, já que a sua existência antecede os registros históricos. É dito que o Hinduísmo deriva das crenças dos arianos, ou seja, nobres seguidores dos Vedas, que residiam no continente sub-indiano.
Alguns dizem que o hinduísmo nasceu com o budismo e o jainismo, mas outros afirmam que o jainismo é muito anterior ao hinduísmo, e que o budismo deriva deste e do Sankhya que em consequência afetaram o desenvolvimento de sua religião mãe. Diversas são as ideias sobre as origens dos Vedas e a compreensão se os arianos eram ou não nativos ou estrangeiros na Índia. A existência do Hinduísmo data de 4000 a 6000 mil anos a.C..
Historicamente, a palavra hindu antecede o hinduísmo como religião, o termo é de origem persa e primeiramente referia-se ao povo que residia no outro lado do Sindhu ou rio Indo. Foi utilizado para expressar não somente a etnicidade mas a religião védica desde o século XV e XVI, por personalidades como Guru Nanak, fundador do Sikhismo. Durante o Império Britânico, a utilização do termo tornou-se comum, e eventualmente, a religião dos hindus védicos foi denominada "hinduísmo".
O hinduísmo cresceu a partir dos Vedas, que são os textos mais antigos do hinduísmo, e também influenciaram o Budismo, o Jainismo e o Sikhismo. Os Vesdas formaram a base do Hinduísmo. 


Os Vedas são as escrituras das quais o Hinduísmo se formou. Contêm hinos, encantamentos e rituais da Índia antiga. Juntamente com o Livro dos Mortos, com o Enuma Elish, I Ching e o Avesta, eles estão entre os mais antigos textos religiosos existentes. Além de seu valor espiritual, eles também oferecem uma visão única da vida cotidiana na Índia antiga.
Existem quatro Vedas: Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda, Atharva Veda. O Rig Veda é o primeiro, mais importante e mais antigo, que data de 1700-1100 a.C.. Os Vedas centralizam o culto em divindades como Indra, Varuna e Agni, e no ritual do soma. Sacrifícios de fogo eram realizados, chamados de yagna, e entoavam mantras védicos.


O princípio fundamental do Hinduísmo é a rectidão. Esta religião possui um conjunto de leis em que os Quatro Pilares e os Três Grandes Princípios fazem parte.
Os Quatro Pilares:
1 - Artha (Pilar da riqueza, dos bens e dos valores)
2 - Darma (Pilar da religião e do Código de Manu)
3 - Kama (Pilar das artes e da estética)
4 - Moksha (Pilar da liberdade)
Os Três Grandes Princípios:
1 - Ahimsa (Consiste na rejeição constante da violência e no respeito absoluto de toda a forma de vida)
2 - (Serve para expressar um conjunto de ações dos homens e as suas consequências)
3 - Samsara (É a constante repetição do nascimento e da morte, desde o passado até ao presente)


Os principais ritos e costumes do Hinduísmo são as peregrinações às cidades sagradas como:  AllahabadHaridwarVaranasi e Vrindavan, as idas aos templos sagrados como Swaminarayan Akshardham (1) (é o maior templo Hindu do mundo) e Angkor Wat (2) (a consideração total murada equivale a 3 milões de metros quadrados, é o maior espaço religioso do mundo e é património da Unesco).
      Os hinduístas cumprem no momento da conjunção entre luz e trevas, ou seja, os dois crepúsculos,  uma série de operações e de invocações, com repetidas abluções, imposição das mãos sobre várias partes do corpo, ofertas, veneração ao sol, exercícios respiratórios, recitação de fórmulas.

(1)

(2)

       É uma crença sem fundador pois esta evoluiu da junção dos cultos europeus com os cultos Hindus.


     Os pricipais deuses são:
  1 - Brahma (personificação masculina do absoluto, pai e origem de todas as coisas, criador do universo. Este pode manifestar-se sob qualquer espécie humana, animal ou mineral)
 2 - Vishnu (divindade solar que preside as coisas criadas, conservando-as e fazendo-as prosperar)
 3 - Xiva (oposto de Vishnu e é chamado "destruidor" e Deus da morte, mas que leva ao renascimento)

(1)
(2)
(3)

     A Índia, a Maurícia, e o Nepal, assim como a ilha indonésia de Bali têm como religião predominante o hinduísmo; importantes minorias hindus existem em Bangladesh (11 milhões), Myanmar (7,1 milhões), Sri Lanka (2.5 milhões), Estados Unidos (2,5 milhões), Paquistão (4,3 milhões), África do Sul (1,2 milhões), Reino Unido (1,5 milhões), Malásia(1,1 milhões), Canadá (1 milhão), Ilhas Fiji (500 mil), Trinidad e Tobago (500 mil), Guiana (400 mil), Países Baixos (400 mil), Singapura (300 mil) e Suriname (200 mil).

1 comentário: